Oficina de testes rápidos para enfermeiros do Hospital Regional
Nesta quinta-feira (16), as enfermeiras Fabiane Alvarenga (Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento - SAE/CTA) e Odeny Perego (Vigilância Epidemiológica) realizaram uma oficina de treinamento em testagens rápidas para os enfermeiros do Hospital Regional.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza testes rápidos imunocromatográficos para a detecção de infecções como HIV, sífilis, hepatites B e C. Esses testes são, primariamente, recomendados para testagens presenciais e a sua leitura e interpretação dos resultados são feitas em no máximo 30 minutos.
As enfermeiras explicam que os testes rápidos são de fácil realização e não necessitam de estrutura laboratorial. “Essa opção de testagem permite aumentar a agilidade de resposta aos usuários, para encaminhar com brevidade para assistência médica e início de tratamento.”
O Secretário Mateus reforçou a importância desse tipo de parceria que beneficia os profissionais com a troca de conhecimento e consequentemente a população, que passa a ter acesso a atendimentos de excelência.